Dando continuidade as postagens de livros apresentamos hoje, Dynamic Light and Shade do renomado ilustrador Burne Hogarth.

Burne Hogarth (1911 – 1996) nasceu em Chicago e jovem já demonstrava talento para o desenho, trabalhou como educador, autor literário e ilustrador. Ficou conhecido internacionalmente pelo seu trabalho para jornais compondo tirinhas do Tarzan, e pela sua conceituada coleção de livros sobre desenho anatônico: Dynamic Anatomy, Drawing the Human Head, Dynamic Figure Drawing, Drawing Dynamic Hands, Dynamic Light and Shade e Dynamic Wrinkles and Drapery.

Em Dynamic Light and Shade Burne mostra como interpretar luz e sombra em diferentes situações. O livro é dividido em 15 capítulos que tratam de diversas categorias de luz e sombra.

O livro inicia mostrando como uma silhueta pode se transformar em algo tridimensional apenas com uma adição limitada de luz. Após uma breve introdução, Hogarth mostra os efeitos da luz atingindo diferentes superfícies, como rostos e paisagens. Ele também examina, as fontes de luz natural e a artificial atingindo estas superfícies e os efeitos causados.

No decorrer do livro analisa formas mais complexas de luz, como a Spatial Light, e como esse tipo de luz pode criar a sensação de distância; Environmental Light, os efeitos de clima, hora do dia e mudança de estação; Textural Light, a maneira que a luz revela as superfícies de pedras até a seda; Transparent Light, os efeitos da luz através de vidro ou água; Fragmentation Light, a luz interrompida que vemos em coisas tipo, fogo e chuva. Radiant Light, a luz que vemos quando olhamos para algo que brilha muito, como o sol.

E finalmente os vários tipos de luzes expressivas inventados por artistas, como por exemplo a luz simbólica ou mística das artes religiosas. Todos os exemplos de Luz e Sombra que constam no livro foram ilustrados pelo próprio autor a lápis, carvão, caneta e tinta.

O livro está disponível na Amazon, e é uma sólida fonte de consulta para artistas profissionais ou iniciantes.