No post de hoje, apresentamos “Nos Bastidores da Nintendo”, de Jeff Ryan. Desde sua infância, Jeff é um grande fã da empresa, o que o motivou a escrever o livro. Formou-se em jornalismo aos 35 anos e atualmente trabalha como editor de jogos.

JRphoto

Amantes de games existem aos montes por todo o mundo, mas aqueles que se interessam pela história das empresas que os criaram, nem tanto. Talvez isso aconteça pela falta de material que conte tais histórias. Neste caso, “Nos Bastidores da Nintendo” é uma exceção.

Começamos com uma observação: a Editora Saraiva foi responsável por trazer o título ao Brasil, traduzindo o mesmo. O título original do livro é “Super Mario: How Nintendo conquered America”. A versão brasileira traz o título e subtítulo “Nos Bastidores da Nintendo: o jeito Wii de reinventar negócios e transformar clientes em fãs”, o que dá a entender que a obra é voltada para a história do Nintendo Wii, mas não é bem assim. Apenas um capítulo é dedicado ao console.

O foco do livro é o personagem Mario. Se você é apaixonado somente por outros personagens da Nintendo, pode acabar não gostando da leitura. É apresentada toda a evolução do mascote e mudanças que ele passou para continuar atraindo o público consumidor de games.

Ainda assim, tem-se um show de leitura sobre a Nintendo e suas façanhas. O empreendedorismo da empresa também é abordado, fracassos e conquistas e a grande rivalidade de Sonic x Mario. Afinal, se tem Mario, não poderia faltar o Sonic, né? Essa que foi uma das maiores rivalidades mercadológicas que já se viu até os dias de hoje.

nos-bastidores-da-nintendo

A abordagem do autor é diferenciada, muitas vezes levando para um lado mais crítico, de fã para fã. O livro não é modelado somente por elogios e conquistas para mostrar onde a empresa chegou, mas, também, há os “puxões de orelha” que só alguém que conhece sobre o assunto poderia dar.

Se você é fã da Nintendo, ou pelo menos do Mario, o livro é um ótimo investimento. Ou caso você busque apenas entender o mercado de jogos e conhecer uma de suas maiores representantes, o livro também será uma ótima aquisição.